Nós da Especialista Vistorias listamos pra você os 6 principais golpes e fraudes que estão sendo praticados hoje em dia. E temos uma série de dicas antes de comprar seu veiculo dos sonhos.
Para que o consumidor não caia em golpes durante a compra de carros pela internet, é preciso tomar algumas precauções. Veja quais são os principais riscos do mercado e como se proteger de fraudes.
Golpe dos carros “dublês”
Está se tornando cada vez mais comum esse tipo de golpe e a apreensão de carros adulterados, os chamados “dublês”. De acordo com o Detran, só em São Paulo, o número de ocorrências triplicou nos últimos anos. Em outros estados esse número pode ser ainda maior.
Este crime acontece da seguinte forma: Um veículo é furtado ou roubado e então a quadrilha precisa camuflar este veículo para praticar outros atos ilícitos como assaltos e até mesmo efetuar a venda deste veículo. Muitas das vezes os bandidos procuram um veículo de outro estado ou município do mesmo modelo, ano e cor para fazer do carro roubado uma cópia do veículo original. Nesta cópia a quadrilha adultera as placas, a numeração do chassi, da numeração do motor, das gravações de vidros, das etiquetas de identificação (ETAS), do CRLV, do CRV e até mesmo do selo do cartório.
A Especialista Vistorias com mais de 20 anos de experiencia está sempre em alerta a esse tipo de crime e recomenda. “Antes de efetuar qualquer pagamento na compra de um veículo, solicite um Laudo Cautelar ou Estrutural no veículo. Não corra esse risco.”
Golpe do “sinal”
É comum encontrar pessoas mal intencionadas que divulgam na internet, veículos com baixo valor de mercado para atrair a atenção de possíveis compradores. Quando alguém demonstra real interesse em comprar o veículo é marcado um encontro para observá-lo fisicamente, geralmente em locais aleatórios. E então o golpista solicita um “sinal”. Trata-se de uma quantia em dinheiro vivo para o anunciante não vender o carro pra ninguém em determinado período.
E a história de sempre é contada, que surgiu um outro interessado e está querendo levar o automóvel. É aí que passam a conta corrente de um laranja para que seja feito o depósito. Nunca faça qualquer tipo de pagamento antes de qualquer checagem do veículo e nunca na conta de terceiros.
Fachada Falsa
É um golpe bastante aplicado onde os bandidos tiram fotos da fachada de uma concessionária ou revendedora de veículos, eles alteram o telefone da fachada em um programa de edição de imagens. O número continua sendo um fixo e quando alguém interessado liga, o processo é bastante profissional, com secretária e transferências de ramal. E assim não gera desconfiança.
Eles anunciam um carro que aparece na fachada da loja e quando o interessado entra em contato, solicitam um “sinal” ou até o pagamento integral também em conta de terceiros. Por fim, quando o comprador vai buscar ou ver o carro na loja, percebe que foi vítima de um golpe.
Procure sempre pesquisar as imagens da loja no Google Maps e fazer a conferencia, jamais faça depósitos de valores parciais ou integrais por telefone e muito menos na conta de terceiros.
Golpe do “Familiar facilitador”
Também acontece por meio de anúncios de veículos com valores abaixo do preço de mercado, estes exigem o máximo de atenção possível. Algumas das vezes os estelionatários afirmam que o carro que o comprador está interessado já foi vendido, mas que um “familiar” que trabalha em uma concessionária consegue outro veículo com o valor diferenciado. A possibilidade de alguém vender um carro zero ou seminovo com um preço abaixo da concessionária é bastante remota.
O número do “familiar” é passado para o interessado, que liga e recebe a confirmação de que é funcionário de uma concessionaria. Neste momento ele explica que é necessário um “sinal” para retirar o carro com aquele desconto na empresa.
Golpe de veículos de locadora
Um dos golpes mais recentes do mercado envolve também as locadoras de veículos. O golpista vai até uma empresa e aluga um carro por certo período de tempo. Depois disso ele cria um documento falso e anuncia o veículo locado na internet e sempre com um valor bem abaixo do mercado. O interessado entra em contato, pode até chegar a conferir o documento em nome do vendedor o que não gera desconfiança e acaba fazendo um depósito parcial ou integral do valor do carro ao estelionatário. Quando chegar o vencimento do contrato, a locadora bloqueia o carro e entra na justiça, já é tarde demais. Para não correr esse risco, indicamos fazer a Vistoria Cautelar antes de qualquer transação bancaria.
Invasão a aplicativos de mensagem
Outro dos golpes mais comuns durante a compra de carros pela internet envolve uma operação real, com um vendedor sério e um comprador. O anunciante coloca o carro à venda na internet e disponibiliza seu número de telefone. O golpista invade o celular do vendedor e acompanha o processo de negociação sem levantar suspeitas.
Quando a negociação está prestes a fechar, o golpista assume o controle da conversa, bloqueia o acesso do real proprietário do veículo e passa as informações falsas para pagamento. Como as mensagens são enviadas a partir do número do real vendedor é complicado evitar esse tipo de golpe. O importante é não fazer o deposito à terceiros e mantenha seu aplicativo e aparelho celular sempre com o máximo de segurança, senhas e confirmações de duas etapas.
Confira algumas dicas da Especialista vistorias,
- Contamos com 9 unidades na região e ficaremos felizes em recepcionar qualquer encontro entre comprador e vendedor;
- Ao negociar com o vendedor, evite transações com terceiros;
- Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo;
- Em último caso, solicite uma consulta da Placa e RENAVAM do veículo em negociação conosco da Especialista vistorias;
- Desconfie ou evite negociações em que o vendedor não possua ou não queira compartilhar os dados do veículo;
- Evite realizar qualquer tipo de depósito parcial ou integral, sem antes ver o veículo fisicamente, conferir se ele está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados;
- Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio. Não tenha receios de tirar qualquer dúvida sobre o veículo;
- Desconfie se o veículo estiver em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado, isso não é comum;
- Fique atento se o vendedor, depois de anunciar, alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas montadoras de veículos e que, a partir disso, conseguiu o automóvel mais barato;
- Faça uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar o pagamento; e
- Cuidado com anúncios que oferecem frete grátis para a entrega do veículo.
Especialista Vistorias, segurança veicular tem nome.